quinta-feira, 26 de março de 2009

Aos iniciantes...

Recebo muitos e-mails de jovens querendo iniciar seus estudos no 3D. A computação gráfica 3D é uma área muito ampla, o grande lance não é apenas aprender o 3D em si, mas sim saber o que você realmente quer com ele. Existem várias áreas aonde se usa a arte da tridimensionalidade. Arquitetos usam para fazer maquetes eletrônicas, cineastas usam para facilitar a execução dos efeitos especiais, produtoras usam para fazer animações cartoon ou realistas, designers usam para representar seus conceitos, publicitários usam para fazer propagandas, engenheiros mecânicos e mecatrônicos usam para explicar um protótipo de peça ou máquina e até médicos usam para ilustrar algumas partes do funcionamento do organismo humano. Vale ressaltar que o profissional da computação gráfica não precisa ter formação universitária em nenhuma dessas áreas para exercer a profissão, precisa apenas ter um conhecimento técnico da área em que o assunto em questão será aplicado. Muitos começam a estudar 3D sem saber o que querem com ele e acabam sendo engolidos pelo mercado publicitário, já que a demanda desse tipo de serviço no país consome grande parte dos bons profissionais da área. Conheço muitos colegas de trabalho deprimidos por conta disso. Por isso, é importante saber exatamente suas intenções com essa profissão, estudar a fundo o campo de trabalho em que quer atuar, se especializar, tentar sempre ser o melhor e nunca, nunca deixar de estudar, já que o 3D está constantemente se modernizando.

Abraços a todos!

Nenhum comentário: