quinta-feira, 26 de março de 2009

Aos iniciantes...

Recebo muitos e-mails de jovens querendo iniciar seus estudos no 3D. A computação gráfica 3D é uma área muito ampla, o grande lance não é apenas aprender o 3D em si, mas sim saber o que você realmente quer com ele. Existem várias áreas aonde se usa a arte da tridimensionalidade. Arquitetos usam para fazer maquetes eletrônicas, cineastas usam para facilitar a execução dos efeitos especiais, produtoras usam para fazer animações cartoon ou realistas, designers usam para representar seus conceitos, publicitários usam para fazer propagandas, engenheiros mecânicos e mecatrônicos usam para explicar um protótipo de peça ou máquina e até médicos usam para ilustrar algumas partes do funcionamento do organismo humano. Vale ressaltar que o profissional da computação gráfica não precisa ter formação universitária em nenhuma dessas áreas para exercer a profissão, precisa apenas ter um conhecimento técnico da área em que o assunto em questão será aplicado. Muitos começam a estudar 3D sem saber o que querem com ele e acabam sendo engolidos pelo mercado publicitário, já que a demanda desse tipo de serviço no país consome grande parte dos bons profissionais da área. Conheço muitos colegas de trabalho deprimidos por conta disso. Por isso, é importante saber exatamente suas intenções com essa profissão, estudar a fundo o campo de trabalho em que quer atuar, se especializar, tentar sempre ser o melhor e nunca, nunca deixar de estudar, já que o 3D está constantemente se modernizando.

Abraços a todos!

Em breve, outro carro saindo do forno, Saleen S7.

O S7 é um cupê da Saleen, uma marca americana de automóveis esportivos. Lançado em 2002, foi apresentado ao público norte americano como o carro mais veloz do mundo, com 550 cv e velocidade máxima de 386km/h.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Chevrolet Vectra GTX 2009


Modelei esse carro para uma prospecção publicitária para a Chevrolet.

Caminhos da Ciência



No final de 2008, trabalhei em um comercial para a feira de ciências que a Secretaria de Educação do DF promoveu.



Assista o comercial:


http://www.youtube.com/watch?v=6H1BAW3b8Nw

Patos, Asas e Balões






Participei em 2008 da produção da série Patos, Asas e Balões, a pedido da TV Cultura / TV Escola. Dirigido por Alexandre Fisch, a série completa levou aproximadamente oito meses para ser produzida, possui 7 episódios de aproximadamente 13 minutos e deverá entrar no ar ainda esse mês. Animei, texturizei e iluminei boa parte dos episódios. Trabalhei principalmente na modelagem da maioria dos objetos e cenários do filme além de modelar o personagem Jean.

Rua das Tulipas




No fim de 2007, eu e a segunda turma da Oficina de Animação da Ozi concluímos o curta Rua das Tulipas, dirigido por Alê Camargo. O filme foi lançado no dia 4 de dezembro de 2007 às 21:00h no Cine Brasília e contou com a presença de mais de 800 pessoas na maior sala de cinema de Brasília. O Rua das Tulipas agradou a todos e surpreendeu até mesmo os mais experientes artistas da cidade.

Participei da produção gráfica do filme e fiz toda a trilha sonora. Essa trilha ganhou no ano passado 3 importantes prêmios de festivais de cinema, dois no Brasil e um em Portugal.

No decorrer de 2008 o filme ganhou outros diversos prêmios também, no Brasil e no exterior, além de ter o privilégio de ser exibido no mais importante encontro dos profissionais de computação gráfica do mundo, o Siggraph, em Los Angeles.

Pêmios: Curta-SE 2008 (Melhor Vídeo, Melhor Vídeo de Animação e Prêmio do Festival de Atibaia), Stoke Your Fires 2008 - Inglaterra (Melhor Animção de Estudante), Mostra Mosca 2008 (Melhor Animação), Curta Santos 2008 (Melhor Animação), Animará 2008 (Melhor Roteiro), Granimado 2008 (Prêmio Especial do Júri / Melhor Direção), Mostra Língua 2008 - Espanha (Grande Prêmio do Festival / Melhor Banda Sonora / Menção Honrasa do Júri Jovem), ANIMAGE 2008 (Melhor Curta Infantil), Animará 2008 (Melhor Animação Nacional), Mostra de Cinema Internacional em Língua Portuguesa - Coimbra, Portugual (Melhor Trilha, Melhor Curta, Grande Prêmio do Festival), Festival Guarnicê, Maranhão 2008 (Melhor Trilha).

Link para assistir o filme:

http://www.youtube.com/watch?v=2qU1Utp-03Y

Muito trabalho...

Devido ao excesso de trabalho fiquei muito tempo sem postar nada no blog. Agora está mais tranqülo e voltarei a postar os trabalhos que faço.